Maio/2024

Riscos Financeiros no Mercado de Fundos de Investimento(Atualizado com RCVM 175)

Programação 06/05 a 30/05
Carga Horária18h
CategoriaCurso
ModalidadeOnline
ÁreaMercado Financeiro
R$ 3.584,00
até 7x de R$ 512,00

Sobre

O mercado de produtos de investimento passa por uma grande evolução em termos de relevância e importância não somente no mercado financeiro em si, mas sobretudo no dia a dia das pessoas. O crescente no número de gestores de recursos, aumento das plataformas de distribuição, cenários macroeconômicos voláteis, desenvolvimento tecnológico, alocação internacional, estratégias quantitativas e entre outros são fatores que tem aumentado a exigência e demanda por profissionais dedicados ao mercado de investimentos.

A ampliação da forma e do conhecimento no gerenciamento, monitoramento e controles dos riscos financeiros contribuirá para garantir o crescimento perene, adequado e consistente deste mercado, bem como a fortalecer a demanda por profissionais de risco.

Este curso é uma grande oportunidade aos interessados em fazer uma imersão nas demandas do mercado e adquirir ou aprimorar uma visão estratégica da gestão de risco.

A cada dia surgem novos instrumentos financeiros, operações mais complexas e a regulação se torna mais ativa, o que funcionava no passado pode não funcionar hoje. Para alcançar posições executivas, o profissional precisa ter a capacidade de ler o ambiente, entendê-lo e tomar decisões que evitem perdas, reforcem a governança e agreguem valor para o negócio.

O curso será ministrado por profissionais experientes e atuantes na gestão de riscos financeiros em geral. Além das aulas expositivas, o curso promoverá discussões e debates sobre como o conhecimento adquirido pode agregar valor nas rotinas de gestão de ativos e administração fiduciária.

Os cursos da HB Escola de Negócios fazem parte da PEC (Programa de Educação Continuada) da ANCORD para Agentes Autônomos de Investimento (AAI). Esse curso vale 36 pontos para a PEC da ANCORD.

Faça download do programa completo aqui!

Objetivos

O curso terá como objetivo dar aos alunos ferramental qualitativo e quantitativo necessário para atuar na área de gestão de riscos tanto em gestoras de recursos quanto em Private Banks, Family offices e Administradores de fundos. O curso busca ampliar a capacidade crítico-analítica e desenvolver a visão estratégica do processo de gestão de risco, habilitando os participantes a entender o ambiente de mercado, interpretar os sinais, eliminar os ruídos e adquirir autonomia na tomada de decisões.

A construção da visão integrada do risco, a capacidade de enxergar ameaças e oportunidades e de propor soluções é o diferencial para sua carreira.

Metodologia

Serão realizadas aulas expositivas, elaboração de planilhas eletrônicas, discussões de casos práticos e debates em aula.

Público alvo

Profissionais do mercado financeiro que atuem direta ou indiretamente na gestão, administração fiduciária, distribuição, custódia e auditoria. Além de investidores, estudantes e interessados no tema.

CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS
  1. Conhecimento e visão geral do mercado de fundos de investimentos;
  2. Práticas de Marcação a Mercado;
  3. Noções de Estatística;
  4. Risco de Mercado: Análise de Sensibilidade, Tipos de VaR e Cálculos;
  5. Teste de Estresse;
  6. Risco de Crédito: Modelos e Aplicabilidade;
  7. Risco de Liquidez;
  8. Risco Operacional: compliance, controles internos e procedimentos;
  9. Medidas de Desempenho e análise de performance;
  10. Visão integrada e estratégica da Gestão de Risco; e
  11. Tópicos estratégicos: Papel da Governança, Instruções Normativas CVM, Autorregulação e Ambiente Internacional.

Conteúdo programático

HB Escola de Negócios

Focada em mercado financeiro e investimentos, a HB é uma escola de ensino dedicada a formação de profissionais capazes de tomar decisões em um ambiente formado por padrões regulatórios mais elevados e maior competição.

R$ 3.584,00
até 7x de R$ 512,00